Apresentação do curso
O estudante do ensino superior carece de adquirir ferramentas seguras para aceder e ou aplicar/divulgar a melhor evidência científica. O conceito “Evidence-Based” (baseado em evidência) teve um rápido desenvolvimento desde o seu surgimento em 1989, tendo em associação, emergido como metodologia de investigação, a necessidade crescente de realizar revisões sistemáticas da literatura (RSL). Estas assumem-se como peça fundamental para sintetizar o conhecimento atual em níveis de evidência e permitem aos estudantes manter-se atualizados quando sobrecarregados pelo grande volume de literatura científica. O curso visa dotar o estudante de conhecimentos e competências para compreender e ou realizar uma revisão sistemática com meta-análise, indicando todas as etapas do processo.
Objetivos
Tornar acessível os passos que compõem uma RSL; Facilitar a interpretação e/ou produção de uma RSL. O projeto centra-se no empoderamento dos estudantes do ensino superior, porquanto é preciso ter adequado “methodological training” para realizar uma RSL válida e de qualidade, sendo igualmente necessário interpretar adequadamente as revisões e aplicar as suas conclusões à prática profissional.
Plano de Estudos
Unidade Curricular | Área CNAEF | Horas Totais | Horas Contacto | Limite Faltas | Créditos ECTS | T | TP | OT | Projeto: INVEST – INiciação à inVESTigação e publicação científica: potencialidades da revisão sistemática da literatura e meta-análise |
PhD Madalena Cunha
Português