PROJETO: INVEST – INICIAÇÃO À INVESTIGAÇÃO E PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA: POTENCIALIDADES DA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E META-ANÁLISE

Apresentação do curso

O estudante do ensino superior carece de adquirir ferramentas seguras para aceder e ou aplicar/divulgar a melhor evidência científica. O conceito “Evidence-Based” (baseado em evidência) teve um rápido desenvolvimento desde o seu surgimento em 1989, tendo em associação, emergido como metodologia de investigação, a necessidade crescente de realizar revisões sistemáticas da literatura (RSL). Estas assumem-se como peça fundamental para sintetizar o conhecimento atual em níveis de evidência e permitem aos estudantes manter-se atualizados quando sobrecarregados pelo grande volume de literatura científica. O curso visa dotar o estudante de conhecimentos e competências para compreender e ou realizar uma revisão sistemática com meta-análise, indicando todas as etapas do processo.

Objetivos

Tornar acessível os passos que compõem uma RSL; Facilitar a interpretação e/ou produção de uma RSL. O projeto centra-se no empoderamento dos estudantes do ensino superior, porquanto é preciso ter adequado “methodological training” para realizar uma RSL válida e de qualidade, sendo igualmente necessário interpretar adequadamente as revisões e aplicar as suas conclusões à prática profissional.

Plano de Estudos

Estrutura Curricular

Unidade Curricular Área CNAEF Horas Totais Horas Contacto Limite Faltas Créditos ECTS
T TP OT
Projeto: INVEST – INiciação à inVESTigação e publicação científica: potencialidades da revisão sistemática da literatura e meta-análise

Código curso

Coordenadora
PhD Madalena Cunha
Idioma
Português
ECTS