Pós-Graduação em Gestão e Administração de Serviços de Saúde

Apresentação do curso

As unidades de saúde exigem hoje uma gestão a vários níveis, de modo a garantirem um adequado planeamento da organização, das suas infraestruturas, dos seus recursos humanos e materiais, bem como de uma avaliação e controle permanente. Sendo a gestão em saúde uma tarefa cada vez mais exigente, impõe-se a atribuição da gestão de serviços a profissionais com conhecimentos e competências demonstradas, de modo a torna-los cada vez mais eficazes e eficientes. O Decreto-lei n.º 248/2009 de 22 de setembro determina, como requisito para o exercício de funções de chefia, a frequência de formação em gestão e administração de serviços de saúde. Neste enquadramento, e considerando a necessidade de maior profissionalização dos quadros de gestão.
Neste âmbito, face ao contexto atual, a ESSV propôs-se organizar o Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração de Serviços de Saúde (CPGGASS), no sentido de proporcionar formação complementar na área da gestão em saúde.
A organização do Curso obedece ao estipulado no Regulamento nº 348/2008 de 1 de julho, o qual estabelece os princípios reguladores da aplicação do sistema europeu de transferência de créditos (EuropeanCreditTransferSystem – ECTS) à formação ministrada pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV).

Objetivos

O curso visa capacitar para a gestão de serviços de saúde, nomeadamente hospitais, clínicas, centros de saúde, centros de investigação e desenvolvimento, empresas da área da saúde e outras unidades de saúde, de forma a satisfazer as suas necessidades.
Tem com objetivo geral a aquisição e desenvolvimento das competências de gestão nos profissionais de saúde com funções e responsabilidades na área. Para tal, preconiza-se o confronto sistemático de princípios e modelos que têm caracterizado a gestão das organizações de saúde, face às novas conceções e incertezas do mundo atual.

Plano de Estudos

Estrutura Curricular

Código UC Unidade Curricular Área Científica Ano Curricular FUC Horas de trabalho Créditos
Total Contacto
T TP
7085999320211 Gestão e Administração em Saúde 345 Semestral 225 60 9
7085999320212 Economia da Saúde e Finanças 314 Semestral 50 30 2
7085999320213 Gestão e Qualidade em Saúde 347 Semestral 200 60 8
7085999320214 Direito em Saúde 380 Semestral 50 30 2
7085999320215 Sistemas e Politicas de Saúde 729 Semestral 50 30 2
7085999320216 Trabalho de Projeto 349 Semestral 175 40 7

Aprovado em reunião do CTC, em 22 de dezembro de 2020

Documentos

Impressos

Atualização de Dados Pessoais

Declaração de Presença

Declaração sob Compromisso de Honra – Bolseiros

Justificação de Faltas

Levantamento/Receção de Documentos

Pedido de Frequência a Unidades Curriculares em Atraso

Pré-Requisitos

Os pré-requisitos exigidos para acesso aos cursos constantes do Grupo A visam comprovar a capacidade de comunicação interpessoal dos candidatos, adequada às exigências do curso. O pré-requisito é de seleção, sendo o respetivo resultado expresso em Apto ou Não Apto, não influindo no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior.

Impresso comprovativo da satisfação do pré-requisito do Grupo A, a apresentar no ato da matrícula: Regulamento (Impresso)

Pré-Requisitos:
Deliberação n.º 379/2022, de 25 de março de 2022

Prorrogação de Entrega de Trabalhos

Requerimentos

imq*05.02.01 | Candidatura à frequência de unidades curriculares isoladas
imq*05.02.02 | Pedido de alteração/anulação da inscrição em unidades curriculares
imq*05.02.03 | Pedido de frequência de unidades curriculares para melhoria
imq*05.02.04 | Pedido de alteração da inscrição em unidades curriculares após creditação
 imq*05.02.05 | Candidatura à frequência de unidades curriculares isoladas do 2º ciclo para alunos do 1º ciclo
imq*05.02.06 | Candidatura à realização de provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos
imq*05.02.07 | Candidatura a reingresso ou a mudança de par instituição/curso
imq*05.02.08 | Candidatura a concurso especial
imq*05.02.09 | Candidatura a curso de mestrado
imq*05.02.10 | Candidatura a curso de pós-graduação
imq*05.02.11 | Candidatura a curso de pós-licenciatura
imq*05.02.12 | Pedido de documentos
imq*05.02.13 | Certificado de matrícula
imq*05.02.15 | Pedido de cargas horárias e de conteúdos programáticos
imq*05.02.16 | Pedido de declaração comprovativa de local de estágio
imq*05.02.17 | Pedido de inscrição em regime de tempo parcial
imq*05.02.18 | Pedido de anulação de matrícula
imq*05.02.19 | Pedido de retorno após prescrição
imq*05.02.20 | Pedido de estatuto de trabalhador estudante
imq*05.02.21 | Pedido de estatuto especial
imq*05.02.22 | Pedido de creditação
imq*05.02.22a| Pedido de creditação – anexo
imq*05.02.23 | Pedido de creditação de unidades curriculares isoladas
imq*05.02.24 | Plano de creditação curso de licenciatura/mestrado
imq*05.02.25 | Plano de creditação para curso técnico superior profissional
imq*05.02.26 | Pedido de definição previa de curriculum para prosseguimento de estudos
imq*05.02.27 | Pedido de reembolso
imq*05.02.28 | Requerimento para realização de provas públicas de defesa de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio (2º ciclo)
imq*05.02.29 | Requerimento para realização de provas públicas de defesa de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio após reformulação (2º ciclo)
imq*05.02.30 | Termo de responsabilidade
imq*05.02.31 | Autorização para arquivo e disponibilização de trabalho final do 2º ciclo no repositório digital
imq*05.02.32 | Acordo de compromisso para o pagamento faseado de propinas em divida
imq*05.02.33 | Pedido de relevação de faltas
imq*05.02.34 | Inscrição em exames
imq*05.02.35 | Pedido de mudança de regime
imq*05.02.36 | Candidatura a curso(s) de técnico superior profissional
imq*05.02.37 | Candidatura de estudante internacional
imq*05.02.38 | Entrega de exemplares de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio 2º ciclo, após aceitação
imq*05.02.39 | Entrega de exemplares de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio 2.º ciclo, após prova pública de defesa
imq*05.02.40 | Requerimento para aceitação de proposta de dissertação 2.º ciclo
imq*05.02.41 | Requerimento para a realização de provas de defesa de relatório final de curso de pós-licenciatura de especialização em enfermagem
imq*ESSV.SAC.2022 | Requerimento para a realização de provas públicas de defesa de relatório final de curso de pós-licenciatura de especialização em enfermagem, após reformulação

Avisos

Calendário de Exames

Início das Atividades Letivas

Matrículas

Regulamentos

Regulamento do Curso

Regulamento de Creditação

Outros Regulamentos

Apoios Especiais
Aplicação do Sistema de Créditos
Aplicação do Suplemento ao Diploma
Associativismo Jovem – Estatuto Dirigente Associativo Jovem
Atribuição de Benefícios de Apoio ao Mérito Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu
Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
Atribuição de Bolsas de Mérito
Bolsa de Colaboradores do IPV
Código de Boas Práticas e de Conduta do Instituto Politécnico de Viseu
Estatuto do Estudante Atleta do Ensino Superior
Estudante Atleta do Instituto Politécnico de Viseu
Estatuto do Estudante Internacional
Estatuto Especial – Apoio Social a Mães e Pais Estudantes
Estatuto Especial – Apoio Social a Mães e Pais Estudantes – 1.ª Alteração
Orientação Tutorial
Orientações para Apresentação dos Estudantes da ESSV em Ensino Clínico e Aulas Práticas Laboratoriais
Planos de regularização de dívidas de propinas do Instituto Politécnico de Viseu
Prescrições
Programa Vasco da Gama
Propinas – Regulamento
Propinas – Tabela 2022/2023
Propinas – Regulamento dos planos de regularização de dívidas de propinas do IPV
Provas Especialmente Destinadas aos Maiores de 23 Anos
Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros
Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso do IPV
Regime de Tempo Parcial
Repositório
Unidades curriculares isoladas
Unidades curriculares isoladas – Declaração de retificação
Utilização dos Armários/Vestuários dos Alunos em Estágio
Utilização dos Cacifos Instalados na Escola

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso ao Curso de Pós-Graduação em Gestão e Administração de Serviços de Saúde:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional na área da saúde, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Mais informações

– Regulamento da Competência Acrescida Avançada em Gestão:
Regulamento n.º 76/2018
– Regulamento Geral das Áreas de Competência Acrescida:
Declaração de Retificação n.º 774/2017
– Regulamento de Acreditação e Creditação de Atividades Formativas:
Regulamento n.º 557/2017
Regulamento n.º 556/2017

Acreditação Ordem dos Enfermeiros
Código curso
9993
Candidatura On-line
Portal do candidato
Publicidade
Panfleto
Idioma
Português
Duração
1 semestre
Regime
Tempo inteiro
ECTS
30
Coordenador de curso
Olivério Ribeiro, PhD
email
Taxa de candidatura
20,00€
Taxas de matrícula
Inscrição – 100,00€
Seguro Escolar – 4,36€
Propinas
750,00€/por edição
(podendo ser pago em 5 prestações)
PT