Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica

Concurso

Edital
Júri

Apresentação do curso

O Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica visa assegurar o desenvolvimento de competências científicas, técnicas, relacionais, éticas e de investigação para intervir na prestação de cuidados na área clínica de enfermagem médico-cirúrgica em pessoa em situação crítica. Este curso visa formar enfermeiros especializados em contextos de saúde crítica, atuando numa lógica interdisciplinar promotora da capacitação para trabalhar de maneira sinérgica com especialistas de diversas áreas, garantindo, assim, um cuidado à saúde mais abrangente e de qualidade ímpar.
A ESSV, com esta proposta académica, pretende formar enfermeiros com uma visão vanguardista dos desafios do panorama atual da saúde e que possuam a habilidade e sensibilidade para atender de forma holística às necessidades do indivíduo, da sua família e da sociedade. Confrontados com situações de adversidade ou exceção, estes enfermeiros deverão demonstrar uma prontidão e capacidade de intervenção eficiente, uma adaptabilidade às mudanças do ambiente profissional e um propósito de contribuir de forma efetiva para o avanço epistemológico e científico da disciplina e profissão de enfermagem.
Com foco na inovação e pesquisa avançada, este mestrado procura fornecer competências na área das metodologias de investigação, possibilitando que os estudantes se debrucem sobre problemáticas pertinentes à enfermagem em pessoa em situação crítica. O resultado destas investigações, para além de enriquecer o saber da área, visa auxiliar na implementação de práticas baseadas em evidências científicas atualizadas.
O programa deste mestrado foca-se na maximização das competências específicas da enfermagem médico-cirúrgica e do cuidado altamente especializado ao indivíduo em situação crítica. No culminar deste percurso académico, almeja-se que o enfermeiro se posicione como um elemento central na conceção, gestão e monitorização de cuidados de saúde de elevada complexidade, estabelecendo-se como um profissional plenamente comprometido com a excelência e a renovação constante do seu saber e fazer.

Objetivos

Consulte aqui

No Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica da ESSV, os objetivos enquadram-se numa visão contemporânea da formação avançada em enfermagem, onde a inovação, a qualidade e a ética são valores centrais na formação dos futuros profissionais. Por conseguinte, a didática pedagógica assenta numa lógica de motivação para o trabalho autónomo do estudante e para o desenvolvimento profissional ao longo da vida, pelo que os estudantes devem:
Aplicar os seus conhecimentos de forma aprofundada e sistematizada, demonstrando capacidade de compreensão e resolução de problemas dos cuidados em enfermagem médico-cirúrgica na área da enfermagem em pessoa em situação crítica.
Recolher, interpretar e sintetizar a informação relativa à avaliação dos utentes em estado crítico (urgência, emergência e cuidados intensivos) atuando sempre com padrões de excelência e qualidade.
Implementar uma prática especializada em situações de urgência/emergência e em contextos de catástrofe, de acordo com os princípios éticos, deontológicos e legais do exercício profissional.
Analisar as bases científicas da intervenção na enfermagem médico-cirúrgica na área da enfermagem em pessoa em situação crítica e implementar uma prática baseada em evidências científicas atuais.
Estabelecer comunicação eficaz e relações interpessoais construtivas tanto com o indivíduo e sua família em momentos de crise, como com os membros da equipa de saúde, sabendo gerir situações de conflito.
Colaborar de forma efetiva com equipas transdisciplinares e multidisciplinares, conhecendo o contributo dos outros profissionais e respetivas competências, quer como participante, líder ou consultor no âmbito dos cuidados em enfermagem médico-cirúrgica.
Implementar uma gestão adequada da informação, do capital humano e dos recursos materiais, visando uma tomada de decisão informada no que se refere à prestação e consumo de cuidados de saúde.
Avaliar os serviços prestados aos utentes e populações, propondo e implementando estratégias que visem a sua otimização e melhoria contínua.
Analisar de forma crítica as teorias e modelos dos conceitos de saúde, promoção e proteção da saúde e prevenção de doenças e incapacidades. Refletir sobre a sua prática e sobre a sua profissão de forma a identificar metas pessoais e profissionais tendo em vista o desenvolvimento profissional contínuo e promovendo a aprendizagem ao longo da vida de modo autónomo.
Formular e investigar questões emergentes, selecionando e implementando metodologias de investigação apropriadas na área da enfermagem médico-cirúrgica na área da enfermagem em pessoa em situação crítica.
Assegurar a partilha e divulgação sistemática, relevante e eficaz dos resultados da investigação produzidos no contexto da enfermagem médico-cirúrgica na área da enfermagem em pessoa em situação crítica.

Plano de Estudos

1.º ANO

Código UC Unidade Curricular Área Científica Ano Curricular Horas de trabalho Créditos
Total Contacto
T TP PL TC S E OT O
7085761 Enfermagem Avançada e Ética 723 1.º Semestre 150 45 15 6
7085762 Gestão em Enfermagem 723 1.º Semestre 75 20 10 3
7085763 Metodologias de Investigação e Estatística 723 1.º Semestre 75 15 15 3
7085764 Relação e Comunicação em Saúde 723 1.º Semestre 75 20 10 3
7085765 Enfermagem em Cuidados Intensivos 723 1.º Semestre 100 30 10 4
7085766 Emergências Médico-Cirúrgicas 723 1.º Semestre 175 60 7
7085767 Prevenção e Controlo das Infeções em Cuidados de Saúde 723 1.º Semestre 100 40 4
7085768 Intervenção em Trauma e Catástrofe 720 2.º Semestre 150 55 6
7085769 Práticas de Enfermagem Avançada 723 2.º Semestre 225 35 45 9
708576101 Opção 1 – Enfermagem em Neurocirurgia 723 2.º Semestre 375 180 72 15
708576102 Opção 2 – Enfermagem em Traumatologia 723 2.º Semestre 375 180 72 15
708576103 Opção 3 – Enfermagem em Nefrologia e Técnicas de Substituição Renal 723 2.º Semestre 375 180 72 15
708576104 Opção 4 – Enfermagem Extrahospitalar 723 2.º Semestre 375 180 72 15
708576105 Opção 5 – Desenvolvimento de Projeto de Dissertação/Trabalho de Projeto 723 2.º Semestre 375 60 20 20 15

2.º ANO

Código UC Unidade Curricular Área Científica Ano Curricular Horas de trabalho Créditos
Total Contacto
T TP PL TC S E OT O
708576201 Opção 6 – Dissertação 723 3.º Semestre 840 144 30
708576202 Opção 7 – Trabalho Projeto 723 3.º Semestre 840 144 30
708576203 Opção 8 – Estágio com Relatório Final em contexto de urgência/cuidados intensivos 723 3.º Semestre 840 360 144 30
Produção do Relatório Final = 200h

Fichas de Unidade Curricular

Documentos

Impressos

Atualização de Dados Pessoais

Declaração – Conhecimento de Regulamentos

Declaração de Presença

Declaração sob Compromisso de Honra – Bolseiros

Justificação de Faltas

Levantamento/Receção de Documentos

Pedido de Frequência a Unidades Curriculares em Atraso

Pré-Requisitos

Os pré-requisitos exigidos para acesso aos cursos constantes do Grupo A visam comprovar a capacidade de comunicação interpessoal dos candidatos, adequada às exigências do curso. O pré-requisito é de seleção, sendo o respetivo resultado expresso em Apto ou Não Apto, não influindo no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior.

Impresso comprovativo da satisfação do pré-requisito do Grupo A, a apresentar no ato da matrícula: Regulamento (Impresso)

Pré-Requisitos:
Deliberação n.º 338/2023, de 24 de março

Prorrogação de Entrega de Trabalhos

Requerimentos

Regulamentos

Outros Regulamentos

Regulamento de Creditação

Regulamento do Curso

Dissertação / Relatório Final / Trabalho de Projeto

Capas

Exmos. Srs. Professores
Exmos Srs. Estudantes

Encontram-se em PDF editaveis os tipos de capas para as teses de mestrado e trabalhos de monografia.
Para guardar a capa em formato .pdf terá de utilizar a opção de imprimir utilizando a impressora instalada pelo programa por exemplo dopdf.

Capa + Folha de Rosto-ESSV-A4-Mestrado/Monografia-Word
Folha de Rosto-ESSV-A4-Mestrado/Monografia-Word
Folha de Rosto-ESSV-A4-Mestrado/Monografia-PDF
Capa-ESSV-A4-Mestrado/Monografia-Word
Capa-ESSV-A4-Mestrado/Monografia-PDF
Capa-ESSV – CD
Capa-ESSV-A3-Mestrado/Monografia-PDF

Documentos

Informações

Impressos

Condições de acesso

Consulte aqui

Condição 1 – Os candidatos que pretendam obter a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, na área constante neste edital, pela Ordem dos Enfermeiros devem, à data da candidatura, tal como prevê a Portaria n.º 268/2002, de 13 de março, reunir cumulativamente os seguintes requisitos:
a) Ser titular do grau de licenciado em Enfermagem, ou equivalente legal;
b) Ser detentor do título profissional de enfermeiro;
c) Ter pelo menos dois anos de experiência profissional como enfermeiro.
Para além destes requisitos têm de realizar, desde que selecionados para a frequência do curso, a Unidade Curricular de Estágio com Relatório Final (Opção 8), do plano de estudos correspondente (3° semestre).
Os candidatos que visem a obtenção do título profissional de Enfermeiro Especialista atribuído pela Ordem dos Enfermeiros (OE) deverão, previamente, informar-se sobre os respetivos requisitos de atribuição, através dos serviços da OE ou consultando a informação disponível aqui.
Condição 2 – Os candidatos selecionados para a frequência do curso, que não cumpram com o descrito na Condição 1 e, por isso, não possam solicitar o título profissional de enfermeiro especialista à Ordem dos Enfermeiros, com a conclusão do curso apenas lhe será conferido o grau
de mestre na área respetiva. As condições de candidatura são as seguintes:
a) Os titulares do Grau de Licenciado em Enfermagem ou equivalente legal obtido em instituição de ensino superior portuguesa;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro em Enfermagem conferido na sequência de 1° ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Poderão, ainda, candidatar-se os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico.

Para além destes requisitos têm de realizar, desde que selecionados para a frequência do curso, a Unidade Curricular de Dissertação (Opção 6) ou a Unidade Curricular de Trabalho de Projeto (Opção 7), do plano de estudos correspondente (3° semestre).
Os reconhecimentos referidos na alínea c) têm como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre e não conferem ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou reconhecimento desse grau. Este requerimento deve ser efetuado previamente à submissão da
candidatura.

Mais informações

Consulte aqui

Plano de estudos:
Despacho n.º 11543/2023

Empregabilidade:
Informação estatística: InfoCursos ou DGEEC

Código curso
MC76
Candidatura on-line
Portal do candidato
Publicidade
Panfleto
Idioma
Português
Duração
3 semestres
Regime
Tempo inteiro
ECTS
90
Coordenador de curso
Madalena Cunha, PhD
email
Taxa de candidatura
25,00€
Taxas de matrícula
Inscrição – 50,00€/por ano letivo
Seguro Escolar – 4,36€/por ano letivo
Propinas
Aluno normal 1.050,00€/por ano letivo e em mensalidades
Estudante internacional 1.600,00€/por ano letivo e em mensalidades
Acreditação
Estado: Acreditado
N.º do Processo: ACEF/2122/0519172
Nº de anos de acreditação: 6
Data da publicação: 20-07-2023
Decisão do CA
Relatório preliminar da CAE
Decisão de apresentação de pronúncia
Registo DGES
Estado: Registado
Registo inicial: R/A-Ef 722/2011 de 18-03-2011
Registos de alteração: R/A-Ef 722/2011/AL01 de 18-10-2017 | R/A-Ef 722/2011/AL02 de 29-08-2023
Autoavaliação do Curso – SIGQ