Apresentação do curso
A criação do Curso Breve de Supervisão Educacional e Clínica em Enfermagem (CBSECE) resulta de qquestões que se colocam sobre a formação inicial de estudantes, tendo em conta os contextos atuais de mudança numa perspetiva de melhoria contínua da qualidade de cuidados.
A natureza complexa subjacente à dinâmica pedagógica, justifica a realização do curso, promovendo a construção, difusão e aplicação do conhecimento nesta área. A Supervisão Clínica é imprescindível, no sentido de assegurar um caminho sólido na senda da qualidade do ensino e do exercício profissional.
A Supervisão Educacional e Clínica de estudantes é hoje entendida como um processo em que um docente, ou profissional experiente apoia, orienta e aconselha um formando na construção do seu conhecimento, tendo em linha de conta a ecologia das situações. Assim, procura-se ir de encontro ao estipulado no Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada e Avançada em Supervisão Clínica, nomeadamente no que se refere ao mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes no processo supervisivo, assegurar o desenvolvimento profissional para a capacitação do supervisado para uma prática profissional de excelência, encarar a supervisão como oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional, conhecer modelos, estilos, estratégias e instrumentos a utilizar na Supervisão Clínica, bem como os modelos e instrumentos de avaliação a utilizar na Supervisão Clínica, promover uma relação de colaboração e de suporte ao supervisado e promover uma relação de colaboração nas interfaces pessoais, profissionais e institucionais.
A organização do Curso obedece ao estipulado no Regulamento nº 348/2008 de 1 de julho, o qual estabelece os princípios reguladores da aplicação do sistema europeu de transferência de créditos (EuropeanCreditTransferSystem – ECTS) à formação ministrada pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
O CBSECE tem como objetivo aprofundar conhecimentos sobre supervisão de estudantes de enfermagem; analisar as vantagens e a importância da supervisão clínica no desenvolvimento de competências nos estudantes de enfermagem e aprofundar conhecimentos sobre estratégias e requisitos para o sucesso educativo dos estudantes de enfermagem.
Objetivos
1. Desenvolver aquisição mínima de competências científica, técnica, relacional e ética, adequadas à dinâmica do processo Ensino/Aprendizagem;
2. Conhecer o suporte teórico da Supervisão Clínica em Enfermagem, através da clarificação dos conceitos e dos modelos de Supervisão;
3. Discutir os fundamentos da Supervisão Clínica em Enfermagem no ensino clínico;
4. Desenvolver estratégias para a criação de uma cultura de supervisão clínica entre docentes, enfermeiros e estudantes.
Plano de Estudos
Unidade Curricular | Área CNAEF | Horas Totais | Horas Contacto | Trabalho Estudante | Créditos ECTS | Supervisão Educacional e Clínica em Enfermagem | 723 | 125 | T-26; TP-6 | 93 | 5 |
Regulamentos
Apoios Especiais
Aplicação do Sistema de Créditos
Aplicação do Suplemento ao Diploma
Associativismo Jovem – Estatuto Dirigente Associativo Jovem
Atribuição de Benefícios de Apoio ao Mérito Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu
Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
Atribuição de Bolsas de Mérito
Bolsa de Colaboradores do IPV
Código de Boas Práticas e de Conduta do Instituto Politécnico de Viseu
Estatuto do Estudante Atleta do Ensino Superior
Estudante Atleta do Instituto Politécnico de Viseu
Estatuto do Estudante Internacional
Estatuto Especial – Apoio Social a Mães e Pais Estudantes
Orientação Tutorial
Orientações para Apresentação dos Estudantes da ESSV em Ensino Clínico e Aulas Práticas Laboratoriais
Planos de regularização de dívidas de propinas do Instituto Politécnico de Viseu
Prescrições
Programa Vasco da Gama
Propinas – Regulamento
Propinas – Tabela 2023/2024
Propinas – Regulamento dos planos de regularização de dívidas de propinas do IPV
Provas Especialmente Destinadas aos Maiores de 23 Anos
Reconhecimento de Graus e Diplomas Estrangeiros
Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso do IPV
Regime de Tempo Parcial
Repositório
Unidades curriculares isoladas
Utilização dos Armários/Vestuários dos Alunos em Estágio
Utilização dos Cacifos Instalados na Escola
Condições de acesso
Licenciado em enfermagem.