Informações sobre o COVID-19
Estamos Ligados

A situação presente relativa ao vírus COVID-19 levou o Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde a decretar situação de Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional. O Centro Europeu de Prevenção de Controlo das Doenças considera o COVID 19 um vírus de impacto elevado e provável propagação global.
A ação concertada de Instituições de Ensino Superior, como o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), é importante para minimizar a velocidade de propagação e o impacto deste vírus.
O Plano de Contingência – COVID-19 do Politécnico de Viseu foi elaborado tendo presente o risco inerente ao COVID 19 e a tranquilidade e bem-estar de toda a sua comunidade académica.
Os procedimentos a seguir deverão estar alinhados com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral de Saúde

Definição de caso e de contacto próximo atualizado a 4 de março de 2020

A definição apresentada, baseada no ECDC, é decorrente da informação disponível à data.
Caso suspeito
− Doente com infeção respiratória aguda (início súbito de febre ou tosse ou dificuldade respiratória), sem outra etiologia que explique o quadro + História de viagem ou residência em áreas com transmissão comunitária ativa1, nos 14 dias antes do início de sintomas;
OU
− Doente com infeção respiratória aguda + Contacto com caso confirmado ou provável de infeção por SARS-CoV-2 ou COVID-19, nos 14 dias antes do início dos sintomas;
OU
− Doente com infeção respiratória aguda grave, requerendo hospitalização, sem outra etiologia.

Orientação da Direção Geral da Saúde

Plano de Contingência – COVID-19

O Plano de Contingênncia – COVID-19 do IPV foi elaborado tendo presente o risco inerente ao COVID 19 e a tranquilidade e bem estar de toda a sua comunidade.
Consultar Plano

Perguntas frequentes

O que é o coronavírus? Como se transmite? A Direção Geral da Saúde elaborou uma lista com as respostas às dúvidas mais frequentes.

Perguntas frequentes

Situação em Portugal

Acompanhe a evolução dos níveis de alerta e resposta face ao coronavírus em Portugal disponibilizada pela DGS.
Saber mais

Vídeo da Organização Mundial da Saúde que explica como surgiu o vírus,como se propaga e quais as medidas de proteção

Recomendações gerais

. Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos
. Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos ou as refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas
. Usar em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool
. Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar
. Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida
. Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos
. Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias
. Evitar viagens desnecessárias
. Manter uma distância de 2 metros face aos interlocutores
. Evitar cumprimentos pessoais através de contacto físico
. Evitar reuniões presenciais

COVID-19 Video de apresentação de medidas gerais de proteção para o cidadão

Como devo atuar se tiver sintomas?

Estudantes em aulas

Devem informar o Professor que por sua vez contacta o Ponto Focal da ESSV responsável pela gestão de qualquer caso suspeito de COVID-19.

Comunidade ESSV

Estudantes, docentes, não docentes e investigadores devem contactar Ponto Focal da ESSV.

Conferências e eventos

Aos que se encontrarem inscritos em eventos deve contactar a comissão organizadora do evento para obter informações e avaliar a situação antes de decidir participar.

Recomendação de medidas de proteção individual e coletiva na prevenção da infeção com COVID-19

Coronavírus, constipação, gripe: três doenças diferentes

Estarei Doente

Estarei doente?
Se tiver sintomas como febre, tosse ou dificuldade respiratória, se regressou de uma das áreas afetadas ou contactou com um doente infetado ligue para o SNS 24 (808 24 24 24) informe sobre a sua viagem recente.

SNS24

Linha SNS 24