Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

ACESSO ENSINO SUPERIOR

Gabinete de Apoio ao Estudante da ESSV

Missão

Existem fatores que condicionam o desempenho dos estudantes, como sejam, a situação socioeconómica da família, o meio social e o sistema de recursos que este dispõe fora do meio familiar.

O sistema de recursos do meio académico pode compensar as dificuldades do meio familiar disponibilizando locais de estudo, bibliotecas, utilização livre de computadores e outros equipamentos de apoio ao estudo, acesso gratuito à internet, acesso a repositórios e bases de dados científicas, cantinas, consultas médicas e encaminhamento para outros serviços de saúde e de apoio psicossocial.

A ESSV, atenta às situações de vulnerabilidade social e psicológica dos seus estudantes, preocupa-se em ajudá-los a gerir com êxito o processo de ensino-aprendizagem.

Assim, indo de encontro à ambição dos estudantes, a missão do GAE é contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades e potencialidades, promovendo, em articulação com outros parceiros, medidas de âmbito psicológico e social.

Composição

Grupo coordenador

Lídia do Rosário Cabral

Paula Alexandra de Andrade Batista Nelas

Cláudia Margarida Correia Balula Chaves

Amadeu Matos Gonçalves

Carla Maria Viegas e Melo Cruz

Olivério de Paiva Ribeiro

Leonor Augusta Pereira Lopes

Proceder ao despiste de problemas bio-psico-sociais dos estudantes.

Apoiar os estudantes nos múltiplos desafios com que são confrontados durante o seu percurso no ensino superior.

Apoiar os estudantes na gestão do tempo, ansiedade face aos exames, métodos de estudo e outro tipo de apoios metacognitivos com vista à promoção do sucesso académico.

Proporcionar orientação e apoio socioeducativo, com reflexo no bem-estar psicológico e social dos estudantes, na promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco.

Proporcionar apoio aos estudantes com dificuldades manifestadas e encaminhamento para outros serviços, caso necessário.

Cooperar com estudantes que serão mentores para apoio personalizado a outros estudantes;

Cooperar com os docentes do Curso onde o estudante se inscreve.

Apoiar actividades culturais e de lazer adequadas aos interesses dos estudantes.

Acesso e Horário

Se deseja solicitar apoio ao GAE envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando no assunto o motivo pelo qual solicita apoio ao GAE e será informado do dia e hora do atendimento.

Horário de atendimento presencial:

De segunda a sexta-feira: 09h00 - 12h30 e 14h00 -17h30, mediante marcação prévia