Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

ACESSO ENSINO SUPERIOR

Gabinete de Apoio ao Estudante da ESSV

Missão

Existem fatores que condicionam o desempenho dos estudantes, como sejam, a situação socioeconómica da família, o meio social e o sistema de recursos que este dispõe fora do meio familiar.

O sistema de recursos do meio académico pode compensar as dificuldades do meio familiar disponibilizando locais de estudo, bibliotecas, utilização livre de computadores e outros equipamentos de apoio ao estudo, acesso gratuito à internet, acesso a repositórios e bases de dados científicas, cantinas, consultas médicas e encaminhamento para outros serviços de saúde e de apoio psicossocial.

A ESSV, atenta às situações de vulnerabilidade social e psicológica dos seus estudantes, preocupa-se em ajudá-los a gerir com êxito o processo de ensino-aprendizagem.

Assim, indo de encontro à ambição dos estudantes, a missão do GAE é contribuir para o desenvolvimento das suas capacidades e potencialidades, promovendo, em articulação com outros parceiros, medidas de âmbito psicológico e social.

Composição

Grupo coordenador

Lídia do Rosário Cabral

Paula Alexandra de Andrade Batista Nelas

Cláudia Margarida Correia Balula Chaves

Amadeu Matos Gonçalves

Carla Maria Viegas e Melo Cruz

Olivério de Paiva Ribeiro

Leonor Augusta Pereira Lopes

Proceder ao despiste de problemas bio-psico-sociais dos estudantes.

Apoiar os estudantes nos múltiplos desafios com que são confrontados durante o seu percurso no ensino superior.

Apoiar os estudantes na gestão do tempo, ansiedade face aos exames, métodos de estudo e outro tipo de apoios metacognitivos com vista à promoção do sucesso académico.

Proporcionar orientação e apoio socioeducativo, com reflexo no bem-estar psicológico e social dos estudantes, na promoção da saúde e prevenção de comportamentos de risco.

Proporcionar apoio aos estudantes com dificuldades manifestadas e encaminhamento para outros serviços, caso necessário.

Cooperar com estudantes que serão mentores para apoio personalizado a outros estudantes;

Cooperar com os docentes do Curso onde o estudante se inscreve.

Apoiar actividades culturais e de lazer adequadas aos interesses dos estudantes.

Acesso e Horário

Se deseja solicitar apoio ao GAE envie email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. indicando no assunto o motivo pelo qual solicita apoio ao GAE e será informado do dia e hora do atendimento.

Horário de atendimento presencial:

De segunda a sexta-feira: 09h00 - 12h30 e 14h00 -17h30, mediante marcação prévia