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ACESSO ENSINO SUPERIOR

 Curso de Enfermagem

Apresentação

Objetivos gerais definidos para o ciclo de estudos.

Assegurar a formação científica, técnica, humana e cultural para a prestação e gestão de cuidados de enfermagem gerais à pessoa ao longo do ciclo vital, à família, grupos e comunidade;

Assegurar a formação necessária à participação na gestão dos cuidados, participação na formação de enfermeiros e outros profissionais de saúde e participação e desenvolvimento da investigação no âmbito das suas competências.

 

Organização do Curso a partir do 31.º CLE até ao 34.º CLE

– O curso tem a duração de quatro anos letivos.

– Cada ano letivo tem uma duração média de 36 semanas de efetiva lecionação, não incluindo a época de exames e férias.

– O curso é constituído por uma componente de ensino teórico, teórico/prático e uma componente de ensino clínico (estágio). O curso está organizado em semestres, cada um dos quais contendo 18 semanas de atividades escolares.

– A carga horária global do curso é de 6681 horas, correspondendo a 240 ECTS.

– O total das horas de contacto é de 4.406. Destas horas, 49% são Teóricas (T) e Teórico-práticas (TP) (2.166 horas) e 51% são de Ensino Clínico (2.240 horas). As horas totais de trabalho  do estudante correspondem a 2.275 horas.

 

Guia das Provas de Ingresso de 2018 - Detalhe de Curso

 

Competências dos Diplomados em Enfermagem pela ESSV

O perfil de competências do licenciado em enfermagem da ESSV considera como referenciais, entre outros, as Escolas de Pensamento em Enfermagem, os Descritores de Dublin, a Diretiva 2013/55/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de novembro de 2013 e o Regulamento da Ordem dos Enfermeiros, no pressuposto de um exercício profissional independente do diplomado:


- Demonstra conhecimento atual e relevante das teorias, procedimentos e técnicas de enfermagem de forma fundamentada, suportando os cuidados de enfermagem em resultados de investigação/evidências e graus de recomendação.


- Demonstra conhecimento atual e relevante de teorias relacionadas com o desenvolvimento pessoal e profissional de resolução de problemas, tomada de decisão e resolução de conflitos, do social, da saúde e ciências do comportamento, de tecnologias de informação, políticas nacionais e internacionais, que podem ser aplicadas de forma adequada na prática de enfermagem.


- Recolhe e analisa criticamente dados relevantes, diagnostica e prioriza problemas, define objectivos, prescreve e implementa um plano de cuidados fundamentado em parceria efetiva com o cliente/cuidador. Cria momentos de avaliação e actualização, visando a qualidade dos cuidados.


- Mobiliza conhecimentos técnico-científicos e experiências clínicas significativas e seguras no estabelecimento de diagnósticos, planos de ação atendendo às políticas de saúde e sociais, bem como os recursos disponíveis no contexto em que está inserido.


- Colabora eficazmente com outros agentes do setor da saúde, nomeadamente na formação de pessoal de saúde, com base num corpo próprio de conhecimentos e aptidões.


- Demonstra a capacidade de educar, facilitar, promover, apoiar e incentivar a saúde, bem-estar e conforto de populações, comunidades, grupos, famílias e indivíduos, no contexto do seu projeto de saúde.


- Enceta medidas imediatas de primeiros socorros e procedimentos de emergência na preservação da vida e atua em situações de crise e catástrofe.


- Demonstra a capacidade de responder às necessidades da pessoa ao longo do ciclo vital, em situações de saúde/doença, e em contextos específicos, usando habilidades de enfermagem e dispositivos médicos na administração segura de fármacos e outras terapias, salvaguardando medidas de prevenção e controle de infecção.


- Desenvolve uma prática segura, responsável e fundamentada, consciente das competências, responsabilidades e funções do enfermeiro.

 

- Estabelece comunicação/relação terapêutica culturalmente sensível, com o cliente e/oucuidadores.


- Coopera com outros profissionais de saúde, assegurando o respeito pelos determinantes da comunicação eficaz.


- Assume o papel de interlocutor privilegiado da equipa pluriprofissional, estando o cliente no centro dos cuidados.


- Demonstra a capacidade de praticar dentro do contexto de códigos profissionais, éticos, legais e regulamentares, reconhecendo e respondendo aos dilemas morais f éticos e questões na prática diária.


- Demonstra a capacidade de praticar de uma forma holística, tolerante, não julgadora, carinhoso e sensível, garantindo que os direitos, crenças e desejos dos diferentes indivíduos e grupos não sejam comprometidos.


- Demonstra a capacidade de reconhecer e interpretar indicadores de saúde.


- Demonstra a capacidade de utilizar dispositivos médicos e novas tecnologias de informação para avaliar e responder adequadamente à satisfação das necessidades da pessoa/cuidador.


- Demonstra a capacidade de permitir que clientes e cuidadores expressem preocupações e inquietações, de identificar e gerir comportamentos desafiadores, de reconhecer estados de ansiedade, stress e depressão, dar apoio emocional e identificar quando o aconselhamento especializado ou outras intervenções necessárias (utilizando técnicas de comunicação para promover o bem estar).


- Focaliza a sua intervenção na complexa interdependência pessoa/ambiente, utilizando estratégias de garantia da qualidade e de gestão do risco.


- Demonstra a capacidade de perceber que cliente / cliente bem-estar é alcançado através dos recursos e ações de todos os membros da equipe / assistência social de saúde combinadas.


- Demonstra a capacidade de avaliar o risco e promover activamente o bem-estar e a segurança de todas as pessoas no ambiente de trabalho (incluindo eles mesmos).


- Demonstra a capacidade de usar criticamente ferramentas para avaliar e cuidados de auditoria de acordo com os padrões de qualidade relevantes.


- Avalia a necessidade e o tipo de cuidados a prestar ao cliente, a priorização dos mesmos, assume a delegação de atividades e a respetiva supervisão a pessoal funcionalmente dependente de si, mantendo total responsabilidade pelos cuidados prestados.

 

- Assume o papel imprescindível nos cuidados de saúde aos cidadãos, criando e dando visibilidade ao seu espaço no trabalho pluriprofissional, assumindo a liderança dos processos sempre que for o profissional melhor colocado para tal.


- Participa em programas de melhoria da qualidade, atuando simultaneamente como promotor e executor dos processos, mobilizando e divulgando continuamente novos conhecimentos sobre boas práticas.


- Demonstra conhecimento atual e relevante do processo de investigação e pesquisa em enfermagem de suporte à prestação e gestão de cuidados.


- Adota uma atitude reflexiva sobre as suas práticas, identificando áreas de maior necessidade de formação, procurando manter-se na vanguarda da qualidade dos cuidados num aperfeiçoamento contínuo das suas práticas.

 

Saídas profissionais do diplomado em enfermagem

O Diplomado em Enfermagem, grau licenciado, pela ESSV, detém um perfil de competências assente nos referenciais das Escolas de Pensamento em Enfermagem, Descritores de Dublin, Diretiva 2013/55/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de novembro de 2013 e Regulamento da Ordem dos Enfermeiros, que o habilitam para o exercício profissional independente, nos seguintes domínios de intervenção: clínica, gestão, docência, consultadoria, investigação.

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Unidades prestadoras de cuidados de saúde públicas ou privadas vocacionadas pa ra os diferentes níveis de prevenção/intervenção e orientadas para o indivíduo, famílias e comunidade.

 

  - Unidades de cuidados de saúde primários, de continuidade, de reabilitação e de reinserção social:

  •         Unidades de cuidados de saúde personalizados
  •         Unidades de saúde familiar
  •         Unidades de cuidados na Comunidade
  •         Unidades de cuidados continuados integrados
  •         Unidades de cuidados paliativos
  •         Unidades de cuidados continuados integrados de saúde mental
  •         Centros de reabilitação
  •         Autarquias Locais
  •         Estabelecimentos Prisionais

  - Organismos/Unidades de cuidados pré-hospitalares e de saúde diferenciados:

  •        Centros Hospitalares
  •        Hospitais
  •        Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)
  •        Clinicas e Laboratórios
  • - Instituições particulares de solidariedade social :
  •        Creches
  •        Infantários
  •        Centros de dia
  •        Estruturas Residenciais para Idosos
  •        Empresas
  • - Instituições de ensino e investigação:
  •       Escolas
  •       Institutos
  • - Instituições desportivas e recreativas
  • - Unidades Promotoras de Saúde, Bem-Estar e Laser:
  •     Instituições termais
  •     Companhias Aéreas
  •     Companhias Marítimas
  • - Empreendedorismo / Exercício Profissional Liberal
  • - Organizações Não-Governamentais
  • - Gestão de serviços de saúde

 

 

Regulamentos

Regulamento do Curso de Enfermagem:

- A partir do 34º CLE (Regulamento)

- A partir do 31º CLE (Regulamento)

 

Outros Regulamentos:

 - Regulamentos Gerais

 

Informações:

- Monografias

- Impresso para entrega de monografia

Pré-requisitos

Os pré-requisitos exigidos para acesso aos cursos constantes do Grupo A visam comprovar a capacidade de comunicação interpessoal dos candidatos, adequada às exigências do curso. O pré-requisito é de seleção, sendo o respetivo resultado expresso em Apto ou Não Apto, não influindo no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior.

Impresso comprovativo da satisfação do pré-requisito do Grupo A,  a apresentar no ato da matrícula: Impresso

 

 

 

Formas de Acesso

Para mais informações acerca do acesso ao curso de enfermagem, clique aqui

 

Como Candidatar

Para mais informações acerca da candidatura ao curso de enfermagem, clique aqui

 

Bolsas de Estudo e Alojamento

Para mais informações acerca da candidatura a Bolsa de Estudo e Alojamento, clique aqui

 

 

 

 

 

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ACESSO RÁPIDO