ACADEMIC SERVICES INTRANET

The Academic Services of the School of Health of Viseu (ESSV) constitute a service unit whose main objective is the administrative management of the students’ school processes, also assuring the attendance to students, teachers and the public in general.
In addition to face-to-face, telephone and e-mail services, we provide information and services to the students through the Virtual Secretariat
The Academic Services team welcomes you warmly and wishes you the best of happiness in this new phase of your life and already informs you that it is available to provide you with all the clarifications whenever you can not find an answer to the questions that you want clarified and available online.
We recommend that you prefer to use the Virtual Office in your administrative relationship with ESSV.
We also offer netPApp – a mobile smartphone and tablet application for ESSV students. Through netPApp you can consult the evaluations, summaries, inscriptions and treasury.

Documentation

Printed

Requerimentos

imq*05.02.01 | Candidatura à frequência de unidades curriculares isoladas
imq*05.02.02 | Pedido de alteração/anulação da inscrição em unidades curriculares
imq*05.02.03 | Pedido de frequência de unidades curriculares para melhoria
imq*05.02.04 | Pedido de alteração da inscrição em unidades curriculares após creditação
 imq*05.02.05 | Candidatura à frequência de unidades curriculares isoladas do 2º ciclo para alunos do 1º ciclo
imq*05.02.06 | Candidatura à realização de provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos
imq*05.02.07 | Candidatura a reingresso ou a mudança de par instituição/curso
imq*05.02.08 | Candidatura a concurso especial
imq*05.02.09 | Candidatura a curso de mestrado
imq*05.02.10 | Candidatura a curso de pós-graduação
imq*05.02.11 | Candidatura a curso de pós-licenciatura
imq*05.02.12 | Pedido de documentos
imq*05.02.13 | Certificado de matrícula
imq*05.02.14 | Pedido de carta de curso
imq*05.02.15 | Pedido de cargas horárias e de conteúdos programáticos
imq*05.02.16 | Pedido de declaração comprovativa de local de estágio
imq*05.02.17 | Pedido de inscrição em regime de tempo parcial
imq*05.02.18 | Pedido de anulação de matrícula
imq*05.02.19 | Pedido de retorno após prescrição
imq*05.02.20 | Pedido de estatuto de trabalhador estudante
imq*05.02.21 | Pedido de estatuto especial
imq*05.02.22 | Pedido de creditação
imq*05.02.22a| Pedido de creditação – anexo
imq*05.02.23 | Pedido de creditação de unidades curriculares isoladas
imq*05.02.24 | Plano de creditação curso de licenciatura/mestrado
imq*05.02.25 | Plano de creditação para curso técnico superior profissional
imq*05.02.26 | Pedido de definição previa de curriculum para prosseguimento de estudos
imq*05.02.27 | Pedido de reembolso
imq*05.02.28 | Requerimento para realização de provas públicas de defesa de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio (2º ciclo)
imq*05.02.29 | Requerimento para realização de provas públicas de defesa de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio após reformulação (2º ciclo)
imq*05.02.30 | Termo de responsabilidade
imq*05.02.31 | Autorização para arquivo e disponibilização de trabalho final do 2º ciclo no repositório digital
imq*05.02.32 | Acordo de compromisso para o pagamento faseado de propinas em divida
imq*05.02.33 | Pedido de justificação de falta
imq*05.02.34 | Inscrição em exames
imq*05.02.35 | Pedido de mudança de regime
imq*05.02.36 | Candidatura a curso(s) de técnico superior profissional
imq*05.02.37 | Candidatura de estudante internacional
imq*05.02.38 | Entrega de exemplares de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio 2º ciclo, após aceitação
imq*05.02.39 | Entrega de exemplares de dissertação, de trabalho de projeto ou de relatório final de estágio 2.º ciclo, após prova pública de defesa
imq*05.02.40 | Requerimento para aceitação de proposta de dissertação 2.º ciclo
imq*05.02.41 | Requerimento para a realização de provas de defesa de relatório final de curso de pós-licenciatura de especialização em enfermagem

Impressos Levantamento/Receção de Documentos

Declaração sob o Compromisso de Honra – Bolseiros

Pré-Requisitos

Frequently Asked Questions

FAQS

Apoios ao Estudante

Para obter reposta a este tipo de questões deverá contactar os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Viseu através do seguinte email: sas@ipv.pt.
Clique aqui para mais informações.

Avaliação e Exames

Não obtive aprovação por frequência a uma disciplina, como fazer para me inscrever a exame normal.
O estudante que esteja reprovado por não ter obtido aproveitamento a uma unidade curricular será automaticamente inscrito pelos Serviços Académicos no exame da época normal.

Sou aluno do Curso de Licenciatura e obtive aprovação por frequência a uma disciplina, como fazer para me inscrever a exame de melhoria de nota.
O estudante interessado na realização de exames de melhoria deve requerê-los presencialmente nos Serviços Académicos até 24 horas após afixação dos resultados do exame de época normal do 2.º semestre (para este efeito considera -se que a época de exames normais faz parte integrante do Ensino Teórico) e até 15 dias consecutivos após o término do ensino teórico do 4.º, 6.º e 8.º semestre, não havendo lugar a actos fora do prazo. Os exames de melhoria realizam-se no final do ano curricular.

Sou aluno do Curso de Licenciatura e não obtive aprovação por frequência a uma disciplina, como fazer para me inscrever a exame de recurso.
O estudante interessado na realização de exames de recurso deve requerê-los presencialmente nos Serviços Académicos até 24 horas após afixação dos resultados do exame de época normal do 2.º semestre (para este efeito considera -se que a época de exames normais faz parte integrante do Ensino Teórico) e até 15 dias consecutivos após o término do ensino teórico do 4.º, 6.º e 8.º semestre, não havendo lugar a actos fora do prazo. Os exames de melhoria realizam-se no final do ano curricular.

Sou aluno do Curso de Mestrado e obtive aprovação por frequência a uma disciplina, como fazer para me inscrever a exame de melhoria de nota.
O estudante interessado na realização de exames de melhoria, deve requerê-los presencialmente nos Serviços Académicos até 10 dias antes do terminus do respectivo semestre, não havendo lugar a actos fora do prazo. Os exames de melhoria realizam -se no final do 3.º semestre.

Sou aluno do Curso de Mestrado e não obtive aprovação por frequência a uma disciplina, como fazer para me inscrever a exame de recurso.
O estudante interessado na realização de exames de recurso, deve requerê-los presencialmente nos Serviços Académicos até 10 dias antes do terminus do respectivo semestre, não havendo lugar a actos fora do prazo. Os exames de melhoria realizam -se no final do 3.º semestre.

Se um aluno reprovar por faltas a uma unidade curricular de presença obrigatória, depois tem direito a tentar fazer a unidade curricular por Exame Normal ou por Exame de Recurso.
Não. A reprovação por faltas implica nova inscrição na unidade curricular no próximo ano lectivo.

Cartão CGD. O que é? Que Vantagens?

O Protocolo de Cooperação entre a Caixa e a tua Instituição de Ensino Superior concede-te benefícios financeiros e responsabiliza a CGD pela emissão do Cartão de Identificação, depois de o solicitares junto da Caixa e de haver a respetiva autorização da Escola.
Mais informações clique aqui.

Certidão de Conclusão. Diploma

O diploma é o canudo.
Não, o diploma é o documento comprovativo da atribuição de um grau académico ou da conclusão de curso não conferente de grau, portanto, é a certidão de conclusão de um curso.
O “canudo” é a carta de curso, que consiste num documento mais formal (mas de igual valor que a certidão) e entregue numa caixa metálica, daí o nome de canudo.

Qual o documento que tenho de pedir para comprovar que terminei o curso.
Pode requerer o diploma ou carta de curso nos Serviços Académicos, ambos com igual valor certificativo, tendo como diferença o aspecto e respectivo emolumento.

Como Entrar na Secretaria Virtual

Os estudantes para efectuarem a autenticação na secretaria virtual, só devem utilizar no utilizador: essv(nº de aluno) e a password utilizada nos computadores da ESSV.

No caso de estar inscrito em mais do que um curso, escolha o perfil adequado.
Manual de acesso à secretaria virtual

No caso de se ter esquecido da sua password deverá contactar o Centro de Informática da ESSV, através do e-mail: informatica@essv.ipv.pt, ou através do n.º de telefone 232 419 100.

Como se candidatar a Programas de Mobilidade

Os Serviços de Relações Externas do IPV, disponibilizam toda a informação referente aos programas de mobilidade:
Erasmus
Leonardo Da Vinci
Vasco da Gama

Contactos da Coordenadora Académica da ESSV
Escola Superior de Saúde
Prof.ª Doutora Maria da Graça Aparício Costa
E-mail: mcosta@essv.ipv.pt
Telefone: 232 419 100
Fax: 232 428 343

Para aceder a toda a informação, clique aqui

Equivalência e Reconhecimento de Habilitações Estrangeiras

Os titulares de um grau Académico Superior Estrangeiro (Licenciatura, Mestrado), cuja habilitação conste das deliberações genéricas emanadas pela Comissão de reconhecimento de graus estrangeiros, poderão solicitar o registo do diploma junto da Presidência do Instituto Politécnico de Viseu, através de um pedido de registo de diploma estrangeiro, ou na Direção-Geral do Ensino Superior.
Para mais informações, clique aqui

Estatutos Especiais. (Trabalhador-Estudante, Mães e Pais Estudantes, Bombeiros)

Como posso obter Estatuto de Trabalhador Estudante?
Deverá requerer junto dos Serviços Académicos no acto da matrícula e/ou inscrição ou nos 15 dias subsequentes, fazendo-se acompanhar do respectivo comprovativo de inscrição na segurança social (ou regime similar). No caso de ser trabalhador independente deverá entregar a declaração de início de actividade.

Mais informações consulte:
Lei n.º 105/2009, de 14 de Setembro – Regulamenta e altera o Código do Trabalho, aprovado pela Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro, e procede à primeira alteração da Lei n.º 4/2008, de 7 de Fevereiro.
Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro – Aprova a revisão do Código do Trabalho (Artigos 89º a 96º).
Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro – Estatuto do Trabalhador-Estudante.
Impresso para requerimento de Estatuto Trabalhador Estudante, clique aqui.

Como posso obter Apoio Social a Mães e Pais Estudantes.
Mais informações consulte o Decreto-Lei n.º 90/2001, de 20 de agosto e a Lei n.º 60/2017, de 1 de agosto de 2017
Impresso para requerimento de Apoio Social a Mães e Pais Estudantes, clique aqui.

Como posso obter Estatuto de Bombeiro?
Deverá requerer junto dos Serviços Académicos, fazendo-se acompanhar do respetivo comprovativo emitido pela respetiva Corporação de Bombeiros onde desempenha funções.
Mais informações consulte o Decreto-Lei n.º 241/2007, de 21 de junho.
Impresso para requerimento de Estatuto Especial, clique aqui

Faltar às Aulas

Como justificar as faltas às aulas.
A justificação de faltas, deve efectuar-se em impresso próprio a fornecer pelos Serviços Académicos e ser apresentado nas quarenta e oito horas subsequentes ao regresso do estudante às actividades escolares, devendo anexar documento comprovativo.

Ultrapassei o limite de faltas. O que fazer.
Quando o estudante ultrapassa o limite de faltas às unidades curriculares de frequência obrigatória, deverá efectuar em impresso próprio a fornecer pelos Serviços Académicos o pedido de relevação de faltas.
O pedido de relevação de faltas carece de justificação com documento comprovativo.

Inscrição em Frequência Fora do Prazo Normal

Se já passou o prazo normal para efetuar a sua inscrição em frequência, ou seja, se ainda não se inscreveu nas disciplinas que vai frequentar durante o ano letivo:
Dirija-se ao atendimento presencial dos serviços académicos ou entre em contacto através do e-mail: matriculas@essv.ipv.pt ou do n.º de telefone: 232 419 100.
Fica sujeito ao pagamento de uma taxa, de acordo com a Tabela de Emolumentos em vigor: durante os 30 dias seguintes após o final do prazo normal pagará 1,5€ por dia de atraso. Ultrapassando os 30 dias pagará uma taxa de 50,00€. Esta taxa é paga exclusivamente na Tesouraria.

Interromper os Estudos

Sou aluno/a da Escola Superior de Saúde de Viseu, todavia por motivos pessoais terei que interromper por um ano e gostaria de saber se é possível “congelar” a matrícula no próximo ano lectivo.
Sim, é possível, e chama-se a isso desistir/anular a inscrição em frequência no curso em que está matriculado.

O que tenho de fazer para interromper os meus estudos na ESSV.
Se a sua última inscrição é relativa ao ano letivo que está agora a terminar, não precisa de realizar nenhuma operação para interromper os seus estudos, ou como refere, “trancar”/”congelar” a sua matrícula. Como é obrigatório efetuar a inscrição anualmente nas disciplinas que pretende frequentar, quando o estudante não realiza essa inscrição fica de imediato nessa situação.
Para beneficiar de redução do valor de propina a anulação de matrícula/inscrição deve ser requerida nos prazos estipulados no art.º 6.º do Regulamento de Propinas em vigor

O que tenho de fazer para voltar a estudar na ESSV.
Para regressar aos estudos na nossa Escola no mesmo curso terá que realizar uma candidatura por Reingresso e pagar o respectivo emolumento (actualmente de 70€). Para saber como e quando deve estar atento ao site da ESSV, aguardando pela saída do respectivo Edital.

Outras Certidões

Como pedir uma certidão.
Para solicitar quaisquer certidões deverá formalizar o seu pedido nos Serviços Académicos através do preenchimento de um impresso e pagamento do respectivo emolumento.
A certidão será entregue ao próprio, mediante apresentação do Bilhete de Identidade ou outro documento identificativo, ou a outra pessoa, mediante procuração.
Os Serviços Académicos sempre que possível emitem e entregam as certidões no próprio dia do pedido.

E os programas e cargas horárias das disciplinas.
São solicitadas da mesma forma, mas é preciso atender ao facto destas certidões não poderem ser emitidas no momento do pedido, podendo demorar algum tempo, consoante o n.º de disciplinas e a antiguidade do ano da realização das mesmas.
Impressos para requerimento de certidões clique aqui

E os programas e cargas horárias das disciplinas?
São solicitadas junto dos Serviços Académicos. Estas certidões podem não ser emitidas no momento do pedido, podendo demorar algum tempo, consoante o n.º de disciplinas e a antiguidade do ano da realização das mesmas.
Impressos para requerimento de cargas horárias e de conteúdos programáticos clique aqui

Prescrições

De acordo com a legislação os alunos que preencham as condições de prescrição não poderão inscrever-se no ano lectivo seguinte ao da prescrição.
O regime de prescrições só se aplica a estudantes de licenciatura. Em alguns casos (mudanças de curso, por exemplo) a inscrição poderá ocorrer antes de se conseguir verificar se um estudante está ou não em condição de prescrever. Nesse caso a inscrição será anulada assim que essa condição seja detectada.

Caso prescreva é-lhe vedada a inscrição, durante dois semestres lectivos, no curso que frequenta ou em qualquer outro. Após esse ano poderá pedir o reingresso sem limitação do n.º de vagas e com o cômputo de inscrições recolocado a zero.
Consulte o regulamento de prescrições aqui

Propinas, Taxas e Emolumentos

Consulte aqui a Tabela de Propinas em vigor.
A Tabela de emolumentos pode ser consultada aqui.

Suplemento ao Diploma

O Suplemento ao Diploma é um documento complementar do diploma que é conferido no final de um programa de estudos e em que consta a descrição do sistema de ensino superior do país de origem do diploma, caracterizando a instituição que ministrou o ensino e que conferiu o diploma, a formação realizada e o seu objetivo, providenciando, igualmente, informação detalhada sobre a formação realizada e os resultados obtidos.
O Suplemento ao Diploma é um documento bilingue, emitido pela entidade competente que conferiu o diploma.
É importante salientar que o Suplemento ao Diploma tem natureza meramente informativa não substituindo o diploma e não constituindo prova de titularidade da habilitação a que se refere. É emitido obrigatoriamente e de forma gratuita sempre que um diploma é outorgado.
Em Portugal, e na sequência dos compromissos assumidos no âmbito do processo de Bolonha, foi publicado o Decreto-Lei nº 42/2005, de 22 de fevereiro que aprova os princípios reguladores dos instrumentos para a criação do espaço europeu de ensino superior, nomeadamente no que concerne ao Suplemento ao Diploma, devendo aplicar-se, em princípio, a partir de 2006-2007. Em 10 de Janeiro de 2008 foi publicada a Portaria nº 30/2008 que regulamenta o art.º 39º do Decreto-Lei nº 42/2005.
– Descrição do sistema nacional de ensino superior a que se refere a secção 8 do Suplemento ao Diploma (PT e EN)
– Diagrama do Sistema do Ensino Superior Português (PT e EN)
Mais informações clique aqui.

Unidades Curriculares Isoladas

Estou inscrito em unidades curriculares isoladas no corrente ano lectivo. Quero saber se elas vão ser creditadas quando me inscrever em determinado curso.
Sim. Desde que obtenha aprovação nessas disciplinas, as mesmas serão objecto de certificação e serão creditadas no ciclo de estudos que frequente ou que venha a frequentar nesta Escola, mediante o seu pedido de creditação e respectivo pagamento de emolumentos.

Consulte aqui o Regulamento de frequência de Unidades Curriculares Isoladas.

Claim Procedure – School Insurance

All ESSV students are provided with procedures in the event of a claim.
The claim form with the doctor or hospital report (Alert Form) and any expense documents must be delivered to Academic Services, by 5 ( five) business days after the claim .
 Particular Policy Conditions
 Claim Form
(Contact Academic Services to request your document access password

Maria Teresa Soares
Technical Coordinator
(+351) 232 419 128
msoares@essv.ipv.pt

Pedro Silva
Senior Technician
(+351) 232 419 122
psousa@essv.ipv.pt

Margarida Vale
Tecnical assistent
(+351) 232 419 118
mvale@essv.ipv.pt

Leonor Lopes
Tecnical assistent
(+351) 232 419 115
llpopes@essv.ipv.pt

Josefina Martins
Tecnical assistent
(+351) 232 419 117
jmaria@essv.ipv.pt

09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h00

(+351) 232 419 100
servicosacademicos@essv.ipv.pt

Historic
Internal Access to Academic Services