DINÂMICAS E ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO PARA A PROMOÇÃO E LITERACIA EM SAÚDE NO ENSINO SUPERIOR

Apresentação do curso

Proposta orientada no sentido de complementar iniciativas formativas prévias. No concreto, na génese deste curso de formação superior esteve o reconhecimento da necessidade de se responder às recomendações do recente Plano de Ação para a Literacia em Saúde: Portugal 2019-2021, editado pela Direção Geral de Saúde. Tendo por referência os desafios aí expressos, reconhece-se que as instituições do ensino superior, que almejam ser promotoras de saúde, devem ter, no seu todo, um conjunto de responsabilidades transversais, que passarão por: (i): providenciar recursos e estruturas organizacionais para apoiar os processos de promoção da saúde; (ii) criar uma cultura institucional promotora de saúde, e (iii) assumir um papel de liderança, de modo a contribuir para o aumento da saúde e do bem-estar da sociedade em geral. Esta linha de orientação, tem como matriz embrionária os pressupostos do anterior Plano Nacional de Saúde 2012-2016 para os contextos promotores de saúde, quando preconizava que “as instituições do ensino superior devem ser influenciadas e abrangidas no sentido de valorizarem a saúde escolar e a promoção da saúde, enquanto dimensão do desenvolvimento pessoal e social do jovem”.

Objetivos

O objetivo principal deste curso de formação superior consiste na estruturação e implementação, junto dos participantes, de um programa formativo diferenciado centrado na dimensão da promoção de saúde ao nível do ensino superior, no sentido de promover e potenciar a capacidade da pessoa administrar e se co-responsabilizar pela sua saúde (até numa de resposta mais responsável à pandemia de COVID-19), adotar comportamentos saudáveis e utilizar os serviços de saúde de forma mais efetiva, assegurando a autonomia no processo de tomada de decisão. Plano de Formação (48 horas teóricas em 12 semanas; 4 horas/semana): 1. Literacia para a Saúde (LpS): oportunidades e desafios; 2. Abordagens metodológicas em LpS; 3. LpS no Ciclo de Vida; 4. LpS em Instituições do Ensino Superior: contextos e políticas ; 5. Promover o conhecimento e a investigação em LpS; 6. Tecnologia e Inovação na promoção da literacia para a saúde; 7. Literacia Digital de Saúde: eLiteracia; 8. Cuidados de saúde e literacia em COVID-19.

Plano de Estudos

Estrutura Curricular

Unidade CurricularÁrea CNAEFHoras TotaisHoras ContactoLimite FaltasCréditos ECTS
TTPOT
Dinâmicas e Estratégias de Inclusão para a Promoção e Literacia em Saúde no Ensino Superior

CBCF
Código curso

Coordenador
PhD Carlos Albuquerque
Idioma
Português
ECTS

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