Apresentação do curso
A criação do Curso de Pós-Graduação em Supervisão Educacional e Clínica resulta de questões que se colocam sobre a formação inicial e da formação ao longo da vida dos profissionais, tendo em conta os contextos atuais de mudança numa perspetiva de melhoria contínua da qualidade de cuidados. A natureza complexa subjacente à dinâmica pedagógica, justifica a realização de cursos de pós-graduação que promovam a construção, difusão e aplicação do conhecimento nesta área. Preconiza-se a valorização da autoformação dando ênfase à reflexão sobre e na ação. A Supervisão Educacional e Clínica é imprescindível, no sentido de assegurar um caminho sólido na senda da qualidade do ensino e do exercício profissional. A Supervisão Educacional e Clínica de estudantes é hoje entendida como um processo em que um docente, ou profissional experiente apoia, orienta e aconselha um formando na construção do seu conhecimento, tendo em linha de conta a ecologia das situações. Um supervisor clínico não preparado, ou insuficientemente preparado, para o desempenho da função, pode projetar as suas necessidades, dúvidas e incertezas nos supervisionados. Neste sentido, para ser supervisor clínico, o profissional necessita de formação específica na área da supervisão e apoio ao seu desenvolvimento, pois, os intervenientes, supervisor e supervisionados, continuam eles próprios num processo evolutivo.
A organização do Curso obedece ao estipulado no Regulamento nº 348/2008 de 1 de julho, o qual estabelece os princípios reguladores da aplicação do sistema europeu de transferência de créditos (EuropeanCreditTransferSystem – ECTS) à formação ministrada pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV).
O Curso de Pós-Graduação em Supervisão Educacional e Clínica, visa garantir a aquisição de competências científica, técnica, relacional e ética, adequadas à dinâmica do processo Ensino/Aprendizagem. Neste sentido:
Visar o compromisso da formação numa perspetiva construtivista no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem;
Incrementar oportunidades de resolução de situação-problema que promovam o exercício de um juízo discricionário responsável;
Promover a reflexão baseada em situações reais encontradas durante a formação em prática clínica potencializadoras do desenvolvimento de competências;
Compreender a avaliação numa abordagem da aprendizagem como crescimento dialético;
Compreender a relação dialógica entre a teoria e a prática, numa perspetiva investigativa e numa lógica de intencionalidade, experienciando, metodologias interdisciplinares de resolução de problemas, compreensão das dinâmicas e atividades criativas.
Fomentar a reflexão interativa.
Plano de Estudos
Unidade Curricular | Área Científica | Ano Curricular | Docentes | Horas de trabalho | Créditos | ||||||||
Total | Contacto | ||||||||||||
T | TP | PL | TC | S | E | OT | O | ||||||
Fundamentos em Pedagogia Clínica | 729 | Semestral | 175 | 7 | |||||||||
Supervisão Educacional e Clínica | 729 | Semestral | 200 | 8 | |||||||||
Desenvolvimento de Competências | 729 | Semestral | 50 | 2 | |||||||||
Comunicação Pessoal e Interpessoal | 729 | Semestral | 75 | 3 | |||||||||
Estágio – Supervisão Educacional e Clínica | 729 | Semestral | 250 | 10 |
Regulamentos
Atribuição de Benefícios de Apoio ao Mérito Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu
Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior
Atribuição de Bolsas de Mérito
Atribuição de Equivalência ao Grau de Licenciado em Enfermagem
Aplicação do Sistema de Créditos
Aplicação do Suplemento ao Diploma
Apoios Especiais
Estatuto do Estudante Atleta do Ensino Superior
Estudante Atleta do Instituto Politécnico de Viseu
Estatuto do Estudante Internacional
Estatuto Especial – Apoio Social a Mães e Pais Estudantes
Estatuto Especial – Apoio Social a Mães e Pais Estudantes – 1.ª Alteração
Orientação Tutorial
Planos de regularização de dívidas de propinas do Instituto Politécnico de Viseu
Praxe
Prescrições
Programa Vasco da Gama
Propinas
Provas Especialmente Destinadas aos Maiores de 23 Anos
Regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição/Curso do IPV
Regime de Tempo Parcial
Repositório
Unidades curriculares isoladas
Unidades curriculares isoladas – Declaração de retificação
Utilização dos Armários/Vestuários dos Alunos em Estágio
Utilização dos Cacifos Instalados na Escola
Condições de acesso
Podem candidatar-se ao acesso ao Curso de Pós-Graduação em Supervisão Educacional e Clínica:
a) Titulares do grau de licenciado na área da Saúde ou das Ciências Sociais, ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro e na área da Saúde ou das Ciências Sociais conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área da Saúde ou das Ciências Sociais que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

9994
Brevemente mais informações
Portal do candidato
Panfleto
Português
1 semestre
Tempo inteiro
30
20,00€
Inscrição – 100,00€
Seguro Escolar – 4,36€
750,00€
(podendo ser pago em 5 prestações)