Curso Breve em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros

Vagas abertas para 2018/2019

Apresentação do curso

No contexto atual, a vivência plena de cidadania pressupõe desenvolver no cidadão comum uma postura de prevenção e educação no âmbito de Suporte Básico de Vida (SBV) e Primeiros Socorros tal como acontece na maioria dos países mais desenvolvidos.
Por outro lado, o domínio dos conhecimentos na área do SBV e Primeiros Socorros constitui um requisito básico para qualquer cidadão que seja solidário e participante ativo na comunidade.
A gerência desta formação, justifica-se nos diferentes sectores da atividade, nomeadamente nas áreas da educação, saúde e da segurança, dado que a criança, o jovem e o idoso são mais vulneráveis não só pelas condições fisiológicas mas essencialmente pelo estádio de desenvolvimento psicossocial em que se encontram.
O SBV constitui um conjunto de gestos e a sua aplicação imediata permite reconhecer, atuar e ativar o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) salvando vidas ou minimizando danos físicos irreversíveis.
Perante uma paragem cardio-respiratória existe o risco de morte de cerca 90% das células cerebrais em 10 minutos, sendo que estas não são regeneráveis.
Neste sentido a formação na área dos primeiros socorros visa contribuir para um sentimento de segurança de cada cidadão individualmente e da comunidade educativa em geral.

Objetivos

Tem como objetivo geral desenvolver competências adequadas à prestação de suporte básico de vida (SBV) e técnicas de primeiros socorros.

Plano de Estudos

PLANO DE ESTUDOS

Unidade Curricular Área CNAEF Horas Totais Horas Contacto Trabalho Estudante Créditos ECTS
Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros 720 125 25 100 5

Condições de acesso

Condições de acesso a definir no edital de abertura.

CBSBVPS
Código curso
Publicidade
Idioma
Português
ECTS
5